Em uma ação coordenada entre autoridades paraguaias e brasileiras, o foragido da Justiça brasileira, Regis César Silveira Santos, de 35 anos, foi expulso do Paraguai e entregue à Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (14/10).
Silveira Santos, que cumpria pena por tráfico de drogas em Dourados e estava foragido da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), foi detido no país vizinho após ser hospitalizado por um acidente.
O brasileiro estava internado no Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, sob escolta policial, se recuperando de diversas fraturas. Ele foi encontrado no dia 30 de setembro em uma estrada vicinal na Colônia Santa Clara, após, segundo seu relato aos policiais, ter caído de uma encosta na área rural de Cerro Corá, município a cerca de 60 quilômetros de Ponta Porã, enquanto tentava chegar ao local de trabalho.
A constatação de que se tratava de um foragido ocorreu após checagem das autoridades paraguaias, que confirmaram uma condenação por tráfico de drogas em Dourados, datada de 2023. Silveira Santos também possuía um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, além de várias passagens e processos em andamento na Justiça brasileira.
Apesar de as autoridades brasileiras terem sido informadas da situação do fugitivo, o processo de expulsão foi o caminho adotado pelas autoridades paraguaias, já que até o momento da operação não havia sido formalizada uma solicitação de extradição.
A entrega de Regis César Silveira Santos ocorreu na sede do Departamento de Imigração, na Linha Internacional.
Agentes da Primeira Delegacia de Pedro Juan Caballero, em colaboração com representantes do Comando Bipartite (organismo de cooperação fronteiriça), garantiram a transferência do foragido. Ele foi transportado de ambulância até a Delegacia de Imigração e, posteriormente, entregue aos policiais federais de Ponta Porã.