O ex-policial militar Beltran Fortunato Pietro Nogueira, 53, foi preso na manhã desta segunda-feira (8) quando acompanhava carregamento de maconha na BR-163, entre os municípios de Caarapó e Juti. Com extensa ficha criminal, Nogueira foi lotado no DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e exonerado da corporação, há pelo menos 10 anos.
Por volta de 8h de hoje, equipe da delegacia da PRF em Dourados se deslocava pela BR-163 quando uma SUV Lifan que seguia na frente começou a fazer manobras evasivas em zigue zague, despertando a atenção dos policiais. A equipe deu sinal de parada ao veículo, mas o condutor não obedeceu e acelerou.
Três quilômetros adiante, o veículo foi abordado e o condutor, de imediato disse que estava transportando droga. No porta-malas foram encontrados vários fardos, que pesaram 334 quilos de maconha. Ele se identificou como Jordan Chu Cardoso, 25, disse que mora em Ponta Porã, mas não apresentou nenhum documento de identificação.
O homem viajava acompanhado de uma adolescente de 14 anos. No banco do carro foi encontrado um rádio de comunicação. Jordan informou que à sua frente havia um batedor de estradas, mas alegou não saber em qual veículo. “Batedores do tráfico” são motoristas que seguem à frente dos carregamentos, para avisar os condutores da carga sobre fiscalização nas estradas.
Os policiais continuaram em deslocamento pela rodovia e abordaram um Renault Logan com placas do Rio de Janeiro, conduzido por Beltran Pietro Nogueira. No carro, foi encontrado rádio transmissor que operava na mesma frequência do aparelho encontrado na Lifan.
Os dois foram levados para a Polícia Civil em Caarapó e autuados em flagrante por tráfico. Jordan também foi autuado por corrupção de menor. Ele disse que a menina é sua namorada. A mãe dela já havia registrado boletim de ocorrência contra o homem no início o acusando de coerção e exploração sexual. A menina havia fugido com o “namorado” dias antes.
Segundo a polícia, Jordan estava em liberdade monitorado por tornozeleira eletrônica, mas ontem cortou o equipamento para transportar a droga apreendida hoje.
Ficha longa
Beltran Nogueira possui antecedentes criminais em Mato Grosso do Sul e Goiás por tráfico de drogas, receptação, corrupção passiva, lesões corporais e exercício arbitrário das próprias funções.
Em maio de 2014, quando já não fazia mais parte da PMMS, ele foi preso em flagrante após simular acidente para roubar uma caminhonete Toyota Hilux no Jardim TV Morena, em Campo Grande.
Beltran estava em um Gol com comparsas e bateu o carro na Hilux. Assim que a motorista desceu, anunciou o assalto armado com uma pistola 9 milímetros. A Polícia Militar foi acionada e montou cerco na região. Tempo depois, ele foi encontrado e preso. (Crédito: Campo Grande News)