O que há de mais moderno no mundo em armamento de cano curto, está sendo entregue pelo Governo do Estado aos policiais civis de Mato Grosso do Sul. Ao todo são 2.500 pistolas Glock, 9mm de última geração, que foram adquiridas pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). O investimento total para substituir 100% das armas utilizadas pela Polícia Civil é de R$ 5,8 milhões.
Além de receber armas novas, os policiais estão passando por uma reciclagem em cursos de armamento e tiros, ministrados em Campo Grande por instrutores, delegados e investigadores da Polícia Civil que foram treinados pela própria Glock, com o objetivo de repassar ao efetivo todo o conhecimento necessário para a utilização das pistolas que estão recebendo.
De acordo com o delegado Rodrigo Yassaka, instrutor-chefe da Acadepol, esse nivelamento de conhecimento é necessário para que todos os agentes possam utilizar as novas armas com segurança, de maneira correta e consciente. “É um treinamento que eleva ainda mais o padrão dos policiais e o serviço prestado à população”, assegura.
Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a aquisição do armamento levou em consideração o tipo de atividade desenvolvida por cada policial. “Nós adquirimos armas grandes [Glock G-17], médias [G-17] e pequenas [G-26] que são armas de dimensão e peso menores, com melhor ergonomia e maior portabilidade, para uso exclusivo das policiais femininas”, explica.