Em duas ações em locais e com alvos diferentes, a Polícia Militar apreendeu 14 armas nesta segunda-feira (12) no município de Nova Alvorada do Sul. No primeiro caso, as arma estavam com morador do distrito Pana. No outro, a apreensão ocorreu após ameaças a familiares.
Por volta de 6h15 da manhã, a Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito no distrito Pana. O flagrante ocorreu durante patrulhamento de rotina, quando policial visualizou um Fiat Palio Fire cinza transitando de forma suspeita no pátio de restaurante. O condutor demonstrou comportamento evasivo, escondendo o rosto e alterando a direção, o que motivou a abordagem. O policial já possuía informações de que o motorista poderia estar armado.
Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, ao fazer a busca veicular, foi localizado um revólver calibre 38 com três munições intactas. O condutor negou possuir o registro da arma. Também foram encontrados seis cartuchos calibre 28 deflagrados, indicando a possibilidade de haver mais armamentos em posse do suspeito.
A passageira do veículo, esposa do condutor, confirmou que havia outras armas guardadas na residência do casal. Com a autorização dela, o policial, com apoio de outro militar, se deslocou até o endereço informado, onde foram localizadas cinco espingardas, um revólver de pressão modificado, uma pistola adaptada para calibre 22 e diversas munições. Todo o material estava armazenado no quarto do casal.
Diante da gravidade dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi algemado, uma vez que demonstrava comportamento que indicava possível tentativa de fuga. Ele foi encaminhado, junto com as armas apreendidas para a Polícia Civil.
Segunda apreensão
À tarde, a Polícia Militar apreendeu outro arsenal com seis armas de fogo, durante atendimento à ocorrência de ameaça, na Rua Antônio Diniz Gonçalves.
A equipe foi abordada por familiares de homem de 45 anos, que relataram estarem sendo constantemente ameaçados. Segundo eles, o autor havia agredido a esposa dois dias antes e, naquela tarde, voltou a apresentar comportamento agressivo, proferindo novas ameaças a todos que estavam na residência.
Preocupados com a segurança da família, os próprios familiares informaram à guarnição que o homem possuía diversas armas guardadas em seu quarto. Com o consentimento da esposa, os policiais entraram no local e localizaram várias armas de fogo, incluindo algumas sem numeração e munições importadas. Foi verificado também que o homem não possui registro como CAC (Colecionador, Atirador e Caçador).
Após a apreensão do material bélico, os policiais receberam a informação de que o autor estaria escondido em uma chácara nas proximidades do município. A equipe foi até o local, mas ele não foi localizado. As armas e as vítimas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. Ninguém ficou ferido.