Éder Rolando Gimenez Duarte, de 28 anos, conheicdo como "Largo", foi preso pela Polícia Nacional do Paraguai na tarde deste domingo (2/11). Ele é apontado como principal responsável por execuções ocorridas em Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, entre elas, a morte colateral de um mecânico brasileiro em outubro passado.
"Largo" foi capturado na cidade de Santa Rosa, no Departamento de San Pedro, a cerca de 300 quilômetros de Pedro Juan Caballero. Outras cinco pessoas foram presas durante a ação, e estas formariam uma quadrilha de pistoleiros de aluguel visando dominar o território na fronteira.
Entre os detidos estão: Carolina Giménez Duarte, irmã do líder do grupo, e Silvio Ramón León Saucedo, de 37 anos, oficial da Polícia Nacional lotado em Cerro Corá, responsável pela segurança pessoal do pistoleiro.
Também foram presos Luis Antônio Roble, de 23 anos, Casildo Martínez Venialgo, de 51 e Édgar Julián Duarte Benítez, de 25. Este último estava foragido e possui com condenação por dois homicídios.
Segundo Marcelino Espinoza, comissário e diretor de Investigação Criminal, "Largo" é “altamente perigoso”, e estava recrutando novos executores para fortalecer sua atuação no Departamento de Amambay.
Durante a operação da polícia paraguaia foram apreendidas três pistolas, uma escopeta e diversos carregadores e munições.
O destino dos detidos ainda não foi oficialmente definido, podendo ser transferidos para Pedro Juan Caballero ou Assunção para prosseguimento das investigações.