Policiais militares da equipe TRO (Tático Ostensivo Rodoviário) apreenderam uma tonelada de maconha em um caminhão baú, abordado nesta terça-feira (3) na MS-1643, no município de Ponta Porã. O veículo tinha sido roubado no Rio de Janeiro em 2022.
A ação ocorreu no km 116, quando as equipes faziam bloqueio e fiscalização de trânsito. Durante a abordagem ao caminhão, o condutor informou que transportava carga lícita. No entanto, durante a verificação documental e inspeção da carga, os policiais constataram divergências entre as notas fiscais apresentadas e o material transportado.
No interior do compartimento de carga foram localizadas diversas caixas contendo entorpecentes. Após a pesagem, foram apreendidos 1.022 quilos de maconha e 2,5 quilos de haxixe marroquino.
O veículo utilizava placas adulteradas, sendo identificado, por meio do chassi, que se tratava de um caminhão com registro de roubo no estado do Rio de Janeiro.
O condutor relatou que havia sido contratado por um terceiro para buscar o veículo em Ponta Porã e entregá-lo em Três Lagoas, recebendo R$ 2.000,00 pelo transporte. Ele foi preso e levado com a carga para a Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã. A polícia estimou em R$ 2,3 milhões o prejuízo ao crime organizado da fronteira.