O 4º Batalhão de Polícia Militar inicia nesta sexta-feira (9) a “Operação Carnaval 2024” na região de fronteira, que tem por objetivo principal garantir a segurança e preservar a vida. O policiamento contará com equipes extras de serviço, sendo empregado todo o efetivo do batalhão durante o período carnavalesco.
Entre as ações preventivas estão rondas e abordagens na área central e nos bairros; as equipes serão direcionadas conforme levantamento prévio realizado pela Seção de Operações do 4º BPM, também serão realizadas blitze de trânsito, incluindo teste de alcoolemia (bafômetro) aos condutores.
O comando do 4º BPM reforça a importância de alguns cuidados que devem ser adotados pela população “A Polícia Militar estará presente 24 horas por dia realizando o trabalho ostensivo e preventivo, porém não pode estar presente em todos os lugares, desta forma os moradores, condutores e turistas, podem e devem fazer a sua parte, seguindo alguns cuidados de segurança”, ressaltou o tenente-coronel Edson Guardiano, comandante do 4º BPM.
Cuidados indispensáveis para curtir o carnaval com segurança:
1. Se for beber, não dirija! – lembre-se que além de estar colocando em risco a sua vida e de terceiros, você poderá sofrer sérias consequências, caso seja flagrado pela PM;
2. Cuidado ao sair e retornar para sua residência. – Certifique-se que esteja em segurança, antes de descer do veículo, ou abrir o portão.
3. Cuide de quem você ama! – Crianças merecem atenção! Especialmente se forem para brincar na folia ou na tradicional guerra d’água. Lembre-se quem entra na guerra d’água é para se molhar.
4. Importunação sexual é crime! – Respeite a vontade alheia, se ouvir um não, é NÃO e ponto final.
5. Atente-se para o local determinado da tradicional “guerra d’água”. – Esse recado é especialmente para quem é de fora e não conhece a tradição fronteiriça.
6. Leve consigo apenas o necessário e fique de olho no celular. – Lembre-se que outras pessoas podem estar de olho em você, então, não dê bobeira.
7. E o mais importante. denuncie qualquer tipo de violência.
“Estaremos nas ruas garantidas a segurança para que todos possam aproveitar o carnaval da maneira como decidir. Seja em casa ou na rua, a Polícia Militar estará presente e garantindo o cumprimento da lei”, afirma a PM.