 
            A advogada Joice Maria da Silva Sobrinho, 28, de Campo Grande, foi uma das presas na Operação Arcanum, deflagrada nesta quinta-feira (30) pela Ficco/SE (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe). A ação tenta desarticular organização criminosa envolvida em tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. Ainda na Capital sul-mato-grossense foi preso Alexandro Santos de Castro, 41.
Foram cumpridos 13 mandados judiciais – sete de prisão e seis de busca e apreensão – em Aracaju, Itaporanga D’Ajuda, Barra dos Coqueiros (SE), Maceió (AL), Montes Claros (MG) e Campo Grande (MS). A ação resultou na apreensão de duas armas de fogo, documentos, valores e mídias eletrônicas, que auxiliarão no aprofundamento das investigações.
As apurações começaram há seis meses, após apreensão de drogas, armas e veículos em Nossa Senhora do Socorro (SE), e indicam que o grupo atuava em vários estados com estrutura voltada à aquisição, transporte e distribuição de entorpecentes, além de lavagem de capitais por meio de empresas de fachada e pessoas interpostas.
O grupo mantinha estrutura sofisticada para movimentar o dinheiro obtido com o tráfico. Os investigadores identificaram o uso de empresas de fachada e “laranjas” como parte do esquema de ocultação e dissimulação de bens, valores e patrimônios.
A FICCO/SE é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, atuando de forma integrada no combate ao crime organizado.