Luis Paulo da Silva, 33, Marcos da Silva Souza, 38, e Naiara Picoli, 26, foram presos em ação conjunta entre policiais da 2ª Delegacia de Polícia de Dourados e da Delegacia de Polícia de Coronel Sapucaia. Eles são acusados de furto de caminhão avaliado em R$ 500 mil. O veículo foi recuperado.
De acordo com a investigação, Luis Paulo da Silva, foragido do sistema prisional, adquiriu dívida de drogas com dois traficantes de Dourados. Como não conseguiu fazer o pagamento, concordou em furtar o caminhão que seria vendido no Paraguai.
Para isso, convidou seu conhecido Marcos da Silva Souza, que ficaria com parte dos lucros após a empreitada criminosa. O acordo era que a vantagem financeira que excedesse o montante da dívida seria dividida entre todos os criminosos.
Quando a dupla chegou com o veículo na fronteira, integrantes da associação criminosa passaram a extorquir a vítima, exigindo R$ 30 mil para devolver o caminhão. Caso o pagamento não fosse feito, perderia o caminhão e sua família também seria afetada.
A ação dos policiais obteve êxito em prender os responsáveis pela subtração do caminhão, recuperar o veículo e ainda prender uma das mandantes, Naiara Picoli, presa em sua residência no Jardim Monte Líbano, em Dourados. Em sua casa, a equipe ainda localizou 55 gramas de cocaína, uma balança de precisão e dinheiro.
Naiara é esposa de um outro traficante preso pela 2ªDP em maio deste ano e teria sido a responsável por enviar o caminhão até o país vizinho. Os três foram presos em flagrante por furto qualificado e extorsão e Naiara autuada por tráfico de drogas. As investigações prosseguem para a identificação dos demais envolvidos.