A Polícia Federal fez buscas na residência de um advogado em Dourados, a ação foi acompanhada pela Comissão de Prerrogativas da 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) durante a Operação Skiagraphia, deflagrada hoje pela PF.
Além de Dourados, foram cumpridos 19 mandados de busca em apreensão em Fortaleza, São Paulo (SP), Recife (PE) e Brasília.
De acordo com informações policiais, investigações da Polícia Federal apontam um esquema bilionário envolvendo juízes e grandes devedores da União. O suposto esquema de corrupção envolvia também, advogados, servidores públicos e empresários através de decisões judiciais. As buscas foram determinadas pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 5ª Região (Recife).
Segundo a Polícia Federal, o esquema envolve condução ilícita de processos fiscais de grandes devedores da União entre 2012 e 2016. Através da atuação de empresários, advogados e juízes, o esquema causou prejuízo bilionário aos cofres da União.
Ainda conforme a PF, as investigações começaram em 2019. Em três anos, o trabalho já encontrou indícios de vínculos suspeitos entre magistrados e advogados, fluxo financeiro suspeito e falsificação de documentos com simulação de intimações da União.
A operação recebeu o nome de Skiagraphia em referência à técnica de pintura “shadow painting”, que dá ilusão de profundidade pelo contraste entre sombra e luz. “Com isso, os investigados simulavam estar à luz do caminho público, mas na verdade se encontravam às sombras da lei”, afirma a PF.