Os rios que cortam o município de Bonito - maior santuário ecológico de Mato Grosso do Sul conhecido em todo o mundo - transbordaram nesta sexta-feira (24) devido ao volume de chuvas em toda a região. Ranchos foram alagados e pontes de madeira levadas pela força da água, como esta do vídeo acima. O flagrante foi registrado por morador.
Ao site Campo Grande News, o ex-secretário de Turismo do município e presidente do IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), Augusto Barbosa Mariano, disse que um dos principais fatores é o aumento de extremos climáticos.
"A gente não pode esquecer que a temperatura do mundo tem aumentado em cerca de dois graus ao ano. A gente tem a influência dos rios voadores que vêm da região amazônica, não podemos esquecer que nosso Pantanal tem perdido grande quantitativo de água e tudo isso em função da mão humana. É muito difícil resolver isso a curto prazo, mas a médio e longo prazo, é possível", afirmou.
Mariano continua: “Cada chácara que loteia, se cria mais um acesso ao rio, com passarela de deck. Você tem mais uma fossa séptica, captação de água, e mais gente frequentando o rio ou alugando, frequentando. Temos o aumento de turistas, e há mais veículos circulando, impactando as nossas estradas. Elas não foram planejadas para receber carretas bitrem de 40 ou 50 toneladas"