Seguindo determinação da Justiça Federal e do ministro Alexandre de Morais, do STF (Supremo Tribunal Federal), os bloqueios de caminhoneiros bolsonaristas acabaram no início da manhã desta terça-feira (1º) na região de Dourados.
Conforme o inspetor Waldir Brasil, chefe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Dourados, às 6h30, já estavam totalmente liberadas a BR-463, a BR-376 em Ivinhema e a BR-163 em Caarapó.
A demora maior para liberação ocorreu no Trevo da Bandeira, na BR-163 – saída de Dourados para Ponta Porã e Caarapó. Segundo o inspetor, o atraso ocorreu por causa de caminhão quebrado na pista, mas depois o tráfego foi liberado e os caminhoneiros ficaram parados na beira da pista.
Em Campo Grande, no entanto, houve confronto nesta manhã. A PRF teve de usar bombas de efeito moral para desmobilizar o protesto na BR-163, na saída para Cuiabá. Os bolsonaristas resistiram em cumprir a decisão da Justiça Federal.
Por volta de 7h, os policiais avisaram que a rodovia deveria ser totalmente desobstruída, mas 60 manifestantes resistiram quando a concessionária CCR MSVia começou a apagar o fogo dos pneus na pista. Os bolsonaristas atearam fogo de novo nos pneus e os policiais começaram a usar gás para dispersar a aglomeração.