Chuva superou os 270 milímetros nas últimas 24 horas e previsão indica risco de novos temporais
O temporal desta quinta-feira (16) deixou rastro de destruição em bairros de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. De acordo com a Defesa Civil do município, casas foram alagadas e famílias inteiras tiveram de ser resgatadas durante a madrugada. Até um Ford Focus hatch preto foi arrastado pela enxurrada.
A chuva se aproximou de 300 milímetros nas últimas 24 horas. Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), foram 273 mm em 24 horas. O acumulado nas duas últimas semanas chega a 400 milímetros, quando o esperado para fevereiro inteiro seriam 160 milímetros.
Conforme a Defesa Civil, a Vila Áurea e o Bairro Estoril foram os mais atingidos, principalmente pelo trasbordamento do Rio São João Mirim. A cabeceira da ponte na Rua México desmoronou e a via foi interditada na manhã de hoje para avaliação técnica e reparos dos estragos.
Na mesma região, trecho de asfalto foi totalmente arrancado pela força da água. O trabalho de limpeza e recuperação dos pontos afetados começou logo cedo. Equipes da Secretaria de Obras, da Defesa Civil e da Assistência Social estão nos locais.