O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o prefeito de Dourados Alan Guedes (PP) inauguraram na tarde desta quarta-feira (21) a nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), localizada na margem da MS-156, próximo ao Jardim Guaicurus.
Durante o ato, Reinaldo também entregou o helicóptero comprado pelo Governo do Estado para ficar à disposição do departamento como apoio ao policiamento de fronteira. Foram dois helicópteros comprados por R$ 64 milhões. O Outro, também exibido hoje em Dourados, vai ficar em Campo Grande.
“É uma alegria poder entregar a sede definitiva do DOF com todos os equipamentos novos, heliponto, helicóptero e policiais treinados. É também uma forma de respeito pelo trabalho de resultados que o Departamento realiza, não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil. O DOF, em 35 anos de existência, apreendeu 1.350 toneladas de entorpecentes. É o melhor trabalho das fronteiras do País em combate à criminalidade. E agora com casa própria com o que tem de mais moderno na segurança”, afirmou o governador.
Com direito a heliponto para aeronaves de até seis toneladas, o complexo policial ficou pronto após dois anos de obras. A sede própria substitui a antiga base do DOF, que era utilizada em regime de comodato graças a parceria com a Sociedade dos Amigos da Liberdade, Vigilância e Esperança (Salve). O prédio novo possui 1.434 metros quadrados de área construída e foi erguido em um terreno na Marginal Guaicurus, no prolongamento da Rua Coronel Ponciano.
A sede conta com auditório, sala de crise, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. A unidade ainda possui salas de logística, treinamento, inteligência, investigação e cartórios. Ampla e moderna, a nova estrutura também abriga a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).