A primeira semana de 2023 será marcada pelo avanço de uma frente fria e pela formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul. Devido às altas temperaturas, há a possibilidade de temporais e chuvas intensas.
O sistema também contribui para aumentar a instabilidade atmosférica no centro-leste do Brasil. A partir do meio da tarde, há potencial para pancadas isoladas e temporais pontuais em todo o Centro-Oeste e em boa parte do Sudeste, com exceção para o norte de Minas Gerais.
Na terça-feira (03), a frente fria se mantém sobre o estado de Santa Catarina. Pela manhã há previsão de chuvas isoladas entre o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, com tempo firme no restante do Centro-Oeste e no Sudeste.
A partir da tarde, há alerta de tempo severo para o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e do Paraná e todo o Centro-Oeste. No Sudeste, as chuvas ocorrem de forma mais isolada e podem vir na forma de temporais.