A terceira semana do mês de agosto será marcada por mudanças no tempo no centro-sul do Brasil. Entre esta segunda (15) e a terça-feira (16), a passagem de uma frente fria já provoca o aumento da nebulosidade e chuva forte no Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e do Paraná.
Estas instabilidades também avançam para o centro-sul de Mato Grosso do Sul, oeste e sul de São Paulo na tarde de terça-feira, provocando pancadas de chuva com risco de trovoadas, mas de forma mais isolada.
Na quarta-feira (17), a frente fria se afasta rapidamente pelo oceano, mas uma mudança no padrão da circulação de ventos reforça as nuvens de chuva em Mato Grosso do Sul, com risco de temporais no extremo sul do estado.
A chuva ganha intensidade na região do Pantanal, oeste do Paraná e de Santa Catarina e tem risco de temporais.
Já no sudoeste de Mato Grosso, no oeste e sul de São Paulo, as pancadas são mais isoladas. O interior paulista, o sul de Goiás e todo o centro-leste de Mato Grosso continuam sem grandes mudanças, com tempo segue firme e seco e baixa umidade relativa do ar, pelo menos até a quarta-feira.
As instabilidades ganham força a partir da quinta-feira (18). Outra frente fria se forma ao longo do dia e provoca chuva forte no meio oeste de Santa Catarina, em Mato Grosso do Sul, no Paraná, oeste e sul de São Paulo. A chuva consegue avançar mais sobre o estado de Mato Grosso, áreas do sul de Goiás e no estado de Rondônia já com risco de trovoadas.
Na retaguarda desta frente fria, a entrada do ar polar volta a derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil. A sexta-feira, já amanhece fria e com risco de geada em toda a Região Sul do Brasil, com exceção das áreas litorâneas, municípios do extremo sul de São Paulo, que fazem divisa com o Paraná, e no sul de Mato Grosso do Sul.
Em Dourados, segundo o Climatempo, a temperatura começa a despencar na quinta-feira (18), com previsão de mínima de 8 graus. Na sexta, a mínima prevista é de 4 graus, com risco de geada de intensidade fraca.
Para sábado (20), a previsão é de mínima de 5 e máxima de 18 graus. O frio deve ir embora a partir de segunda-feira, com mínima de 14 e máxima de 30 graus.