Os delegados da Polícia Civil Adilson Stiguivitis Lima e José Carlos Almussa Junior e o inspetor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Waldir Brasil foram homenageados nesta terça-feira (3) com a medalha “Coronel Adib”. A entrega ocorreu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Adilson é delegado regional e Almussa é o titular da 1ª Delegacia de Polícia. Já Waldir Brasil é o chefe da delegacia da PRF em Dourados.
Entre os demais homenageados estão o delegado-geral Roberto Gurgel de Oliveira Filho, a diretora do Dracco (Ana Claudia Medina), os delegados aposentados Rinaldo Gomes Moreira e Venizelos Papacosta Filho e a investigadora Lucilene Souza.
A entrega das medalhas foi proposta pelo deputado estadual Coronel David, presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social da Casa. Para o propositor, é uma forma de reconhecer os profissionais, que assim como o falecido Coronel Adid, se dedicam com muita dedicação à segurança pública de Mato Grosso do Sul.
“São homens e mulheres, que partir de hoje, terão os nomes gravados na história, por não medirem esforços para defesa e proteção da nossa população. E para honrar e eternizar cada um dos homenageados, essa medalha leva o nome de uma das maiores referência no combate à criminalidade, Coronel Adib Massad. Líder nato, foi implacável no cumprimento da lei. Foram inúmeros feitos aos longos dos seus 31 anos dedicados à Polícia Militar e tornou-se o símbolo da tolerância zero com os criminosos”, afirmou Coronel David.
Coronel Adib
Conhecido por sua atuação na fronteira de Mato Grosso do Sul, o coronel Adib Massad nasceu em Cáceres (MT) no dia 22 de abril de 1929. Ele iniciou a carreira policial em 1953, quando ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso. Três anos depois, tornou-se delegado em Cáceres. Também foi delegado em Poxoréu, Rondonópolis e Dom Aquino, no norte do Estado, e em Jardim, Paranaíba e Porto Murtinho, ao sul.
Na região de fronteira de Mato Grosso do Sul, Adib esteve no comando do antigo Grupo de Operações de Fronteira (GOF), hoje Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em Dourados, na década de 1990. Nesse período, ganhou notoriedade por sua atuação no combate ao crime organizado. Coronel Adib morreu no dia 3 de março de 2021, aos 91 anos.