Policiais militares ambientais do Grupamento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema prenderam pescador que usava 800 metros de rede para pescar de forma irregular na área do Parque Ambiental e no seu entorno. Barco, motor de popa e diversos petrechos ilegais de pesca também foram apreendidos.
O homem pescava com redes de pesca no Rio Ivinhema, na área proibida à pesca dentro do Parque. Ao perceber a presença da equipe, o homem abandonou a embarcação e fugiu em meio à mata.
Os policiais entraram na mata em perseguição ao pescador, mas não conseguiram localizá-lo. Na embarcação foram localizadas 11 redes de pesca. Os petrechos ilegais, medindo 800 metros, o barco e o motor, foram apreendidos.
A fiscalização chegou no momento em que o homem começava a armar as redes de pesca. Segundo a PMA, se ele tivesse tempo de pescar com essa quantidade de redes, sozinho conseguiria dizimar cardumes locais.
Se for identificado, o pescador responderá por crime ambiental de pesca predatória, com pena de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa de R$ 700,00 a R$ 100.000,00.