Equipes da Polícia Militar Ambiental que trabalham na Operação Carnaval fazem fiscalização desde a madrugada de ontem (19) nos rios Paraná e Iguatemi, nos municípios de Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Eldorado, inclusive, em trechos em área da fronteira com Salto Del Guayrá (Paraguai) e divisa com o Paraná. Até às 11h de hoje, grande quantidade de petrechos proibidos à pesca foi apreendida.
Doze redes de pesca, medindo 500 metros, além de 45 anzóis de galho, foram retirados dos dois rios e apreendidos. Pelo menos 15 kg de peixes que estavam presos aos petrechos foram soltos. Os infratores que armaram os materiais ilegais não foram localizados e nem identificados. Este tipo de fiscalização é fundamental. A retirada desta quantidade de petrechos ilegais dos rios impede a degradação dos cardumes. As equipes continuam nos rios.
As 27 Subunidades do Batalhão de Polícia Militar estão focando trabalhos na Operação Carnaval. Um dos objetivos principais é a retirada de petrechos ilegais armados nos rios e evitar que pessoas que vão para os ranchos às margens dos rios e turistas que vêm de fora do Estado para o Carnaval pratiquem pesca neste período proibido, o que é crime. Dois pescadores foram presos e autuados em R$ 8.000,00 até o momento. A operação Carnaval vai até às 12h de quarta-feira (22). A pesca ainda está fechada em MS.