Policiais ambientais de Dourados foram acionados por policiais civis do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Maracaju para multar três pescadores flagrados em uma caminhonete Toyota Hilux transportando pescado capturado durante a piracema.
A apreensão ocorreu na BR-267, no município de Maracaju. Na carroceria do veículo estavam oito exemplares de peixes das espécies pintado, cachara, curimbatá e piapara, pesando 21 quilos.
Os exemplares estavam frescos, indicando terem sido capturados durante a piracema e ainda apresentavam marcas de captura por petrecho proibido (tarrafa), além de estarem acima da cota permitida, o que é crime mesmo em período de pesca aberta.
Os pescadores confessaram que haviam capturado o pescado no Rio Brilhante, de onde voltavam da pescaria ilegal. Os peixes e o veículo, bem como uma tarrafa e um motor de popa utilizados na pescaria ilegal que estavam no veículo foram apreendidos.
Os três pescadores, de 45, 49 e 58 anos, residentes em Maracaju, foram presos em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória na delegacia de Polícia Civil de Maracaju. A pena para o crime é de um a três anos de detenção. A Polícia Militar Ambiental em Dourados lavrou auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 3.300. O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de periciado.