O prefeito Alan Guedes (PP) e a coordenadora de Políticas Públicas Para Mulheres, Andreia Morares Bonito Silva, assinaram Termo de Cooperação Mútua com o Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, representada no ato pelo comandante do 3º BPM, tenente-coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão.
A meta é promover programas de prevenção e combate à violência contra a mulher na abrangência do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados, estimulando as vítimas a denunciarem os crimes, além de incentivar o empoderamento da mulher e fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas.
De acordo com as cláusulas do Termo de Cooperação Mútua nº 008/Mulher Segura/2023, a interlocução e gestão das atividades decorrentes deste Termo de Cooperação Mútua ficam sob a responsabilidade da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e de um representante da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do município de Dourados, encarregados de coordenar as relações institucionais e a execução das atividades a serem desenvolvidas.
O termo tem vigência de 12 meses a contar da data da assinatura e pode ser prorrogado. Na reunião com o prefeito e com a coordenadora, Samuel Castilho apresentou dados estatísticos de produtividade do 3º BPM números comprovando redução de roubos, furtos e homicídios culposos no trânsito neste ano em comparação a 2022.
Para alcançar essa redução, segundo o comandante, foram intensificadas ações policiais com foco nas apreensões de armas de fogo, captura de foragidos da Justiça, repressão ao tráfico de drogas, combate à violência doméstica contra a mulher e realização de campanhas e palestras.
De acordo com a estatística criminal referente às ocorrências de violência doméstica e familiar atendidas pelo 3ºBPM através do 190 de janeiro a novembro de 2022 e de 2023, observou-se:
Aumento de 40% nos atendimentos de ocorrências envolvendo esse tipo de crime;
Aumento substancial também nos casos da tipificação penal de lesão corporal dolosa de violência doméstica por volta de 170%;
Crescimento expressivo nos casos onde houve descumprimento de medida protetiva em torno de 240%;
Estabilidade no índice de feminicídio do município de Dourados e região, tendo em vista que houve dois casos no ano de 2022 e três neste ano.
Para o comandante do 3º BPM, "os resultados alcançados são frutos de intenso trabalho dos policiais da unidade. Trabalho que será ainda mais intensificado para que nos próximos balanços, os resultados sejam ainda melhores".