A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária durante a tarde de ontem, em Ponta Porã. A operação, nomeada de Licantropia, é resultado de investigação iniciada em novembro de 2022. De acordo com o boletim da ocorrência, duas pistolas, um fuzil e um quilo de pasta base de cocaína foram apreendidos no aeroporto da cidade . Além a apreensão, um homem foi preso em flagrante e irá responder por tráfico de drogas e organização criminosas. A PF resume que as penas, juntas, podem ultrapassar 20 anos de prisão.
De acordo com informações da Polícia Federal, o modo de operação do grupo se caracteriza pelo uso de mulheres jovens, recrutadas na condição de “mulas” para o transporte do entorpecente. As investigações se iniciaram após uma mulher tentar embarcar no Aeroporto Internacional de Ponta Porã, com destino a Campinas e cerca de 20 quilos de cocaína em uma mala. Durante as investigações, outras duas mulheres foram presas com maconha na bagagem.
O nome da operação “Licantropia” faz alusão ao gerente de tráfico da organização criminosa, que se utilizava de codinomes como “Tubarão” e “Tigrão” para tratar com os demais integrantes. O termo escolhido para denominar a operação faz referência a uma síndrome rara em que o indivíduo acredita que tem o poder de se transformar em um animal.