A conta de energia terá reajuste médio de 9,28% em Mato Grosso do Sul, a partir do próximo sábado, dia 8 de abril. O impacto será de 6,28% para os consumidores de alta tensão; 10,48% para baixa tensão. O índice vai impactar 1,1 milhão de consumidores, nos 74 municípios.
A RTP (Revisão Tarifária Periódica) foi aprovada por unanimidade, ontem (4), durante a 10ª reunião pública ordinária entre a Energisa, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa em Mato Grosso do Sul).
Com o aumento, o valor médio do kWh (Quilowatt-hora) Mato Grosso do Sul fica no décimo lugar no ranking nacional de tarifa mais cara do País. O lucro da Energisa em 2022 chegou a R$ 556,8 milhões.
Decisão – Foram fixadas as TUSD (Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição) e a TE (Energia Elétrica) aplicáveis aos consumidores e aos usuários da concessionária; aprovaram também o valor mensal de recursos da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) a ser repassado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
Além de também definir os postos tarifários ponta, intermediário ponta e fora ponta; fixar os limites para os indicadores de continuidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de interrupção por Unidade Consumidora) para o período de 2024 a 2028.