Nesta quinta-feira (28), uma frente fria provoca chuvas intensas, rajadas de vento, raios e queda de granizo no Rio Grande do Sul. Até o fim do dia, a chuva também pode chegar ao sul de Santa Catarina. Já as temperaturas máximas devem cair cerca de 12°C na região da Campanha Gaúcha.
Na manhã desta sexta-feira (29), a frente fria deve avançar e uma massa de ar de origem polar vai derrubar as temperaturas em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Já no período da tarde, o frio também pode atingir São Paulo, sudoeste de Mato Grosso e Rio de Janeiro, incluindo a capital.
O prognóstico contrasta com o calorão de hoje em Dourados. Segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, a máxima superou os 33 graus às 14h11. Dourados está há 40 dias sem chuva.
Conforme o Inmet, a previsão ainda aponta para a possibilidade de chuva no leste de São Paulo, especialmente, no litoral, assim como no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, porém, de maneira mais fraca e isolada.
Os ventos também se intensificam na sexta-feira, com rajadas podendo superar 70 km/h em Mato Grosso do Sul, especialmente no sul e sudoeste do estado, e em São Paulo, principalmente, no centro, leste e nordeste.
As temperaturas mínimas previstas para a Região Sul poderão ficar em torno de 10ºC na noite de hoje (28), e próximas a zero grau, principalmente, na sexta e no sábado (30).
Neve e geada
Ainda na sexta-feira (29), durante a madrugada e o período da manhã, há uma pequena chance de ocorrência de neve nas áreas mais altas da Serra Catarinense.
Já no sábado (30), as baixas temperaturas vão favorecer a ocorrência de geada nos estados da Região Sul e, também, no sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Domingo
No domingo (31), as temperaturas começam a subir gradativamente, mas persiste a condição de geada nos estados da Região Sul, em áreas isoladas da faixa centro-leste de São Paulo, especialmente no sul, e na Serra da Mantiqueira.