Seis seguranças privados foram feitos de reféns por grupo de indígenas neste domingo (3) na Estância Fênix, localizada no entroncamento da Avenida Guaicurus com o Anel Viário, em Dourados.
Segundo moradores da região, indígenas liderados pelo ex-candidato a governador do PCO, Magno Souza, invadiram a propriedade, bloquearam a estrada de acesso e impediram a saída dos seguranças. A Polícia Militar mandou equipes ao local, mas não entrou até a sede. Os seguranças só conseguiram deixar o local após a chegada da Força Nacional de Segurança Pública.
Em abril deste ano, Magno Souza ele e outros oito indígenas foram presos pela Polícia Militar acusados de invasão de propriedade particular e porte ilegal de arma. Magno saiu da prisão monitorado por tornozeleira eletrônica.
Em vídeo distribuído através do aplicativo WhatsApp, Magno cobrou a retirada dos seguranças privados das áreas. “Eles estão passando por cima da lei, por cima da Justiça, por cima de nós”, afirmou.
Já os proprietários afirmam que os indígenas estão invadindo até terreno no perímetro urbano de Dourados e temem derramamento de sangue em caso de novos confrontos. Os indígenas afirmam que as áreas no entorno da Reserva de Dourados teriam sido ocupadas ilegalmente pelos produtores rurais ao longo dos anos. Já os proprietários afirmam que têm documentação provando que as terras nunca fizeram parte da reserva.