Robson Rocha, 26 anos, foi preso na tarde de ontem (18) acusado de ser o autor do incêndio criminoso que na mesma madrugada destruiu a casa da religiosa na Aldeia Guassuty, no município de Aral Moreira. A rezadeira guarani-kaiowá Sebastiana Gauto, 92 anos e o marido dela Rufino Velasque, 55 morreram carbonizados.
De acordo com informações da Polícia Civil, Robson era sobrinha da vítima, mas era considerado como um neto para o casal. A liderança da aldeia informou que o suspeito vinha ameaçando as vítimas devido a uma briga familiar. As buscas por Robson foram iniciadas imediatamente.
Além disso, a liderança da Guassuty informou que o autor também estava envolvido com tráfico de drogas, não apenas na reserva onde residia, mas também em reservas vizinhas, como a Aldeia Limão Verde e a Aldeia Jaguari, ambas em Amambai.
Na residência do autor foi encontrada grande porção de maconha e uma balança que indicavam a comercialização do entorpecente. Depois de um dia de intensas buscas, o autor foi localizado em uma motocicleta e capturado próximo à Vila Marques por uma operação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar, após informações repassadas também pelas lideranças indígenas, em apoio.
O autor foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã, onde permanecerá à disposição da justiça para as devidas providências.