Com foco na inclusão e educação de qualidade, o governador Eduardo Riedel anunciou nesta segunda-feira (6) a abertura de três novos cursos de graduação na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul): fonoaudiologia, assistência social e terapia ocupacional. No mesmo evento ainda autorizou o estudo de viabilidade para construir o Centro de Especialidades de Reabilitação (CER), que vai dispor de atendimento de saúde na universidade, sendo referência para os pacientes autistas.
A solenidade ocorreu no auditório da UEMS, em Campo Grande. “Estes novos cursos serão importantes para Mato Grosso do Sul. Nossa UEMS se dispôs em assumir este desafio, em uma ação que eu considero fundamental para o bem-estar e desenvolvimento do Estado. Um dia extremamente importante e relevante. É um compromisso que fizemos ano passado e estamos cumprindo”, afirmou o governador.
A previsão é que o processo seletivo dos novos cursos ocorra no primeiro semestre de 2024 e as aulas comecem no segundo semestre. Serão 120 vagas na Capital, 40 para cada curso. “Alguns cursos também devem ser abertos em Dourados, é um compromisso do governador”, destacou o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho.
Junto com os cursos foi autorizada a realização de estudos de viabilidade técnica para construção do Centro de Especialidades de Reabilitação, que vai funcionar na unidade da UEMS na Capital. Para este projeto serão investidos R$ 15 milhões.
“O Centro de Especialidades e Reabilitação vai trabalhar em conjunto com o terceiro setor, dando suporte técnico e cientifico, para que possamos ser referência no Mato Grosso do Sul. Não é só atender as pessoas, mas também vai ser um local de busca de conhecimento, formação profissional, dar suporte as famílias que vão vir aqui buscar atendimento”, ponderou Riedel.
A expectativa é que o CER além de prestar atendimento em saúde em diferentes especialidades, também seja referência no Centro-Oeste no tratamento de pessoas com autismo. O anúncio foi feito com a participação de várias entidades que trabalham no terceiro setor.