Moradores de Ponta Porã, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, afirmam que esta sexta-feira (12) é o dia mais frio de 2024. Pelo menos essa é a sensação de quem vive na cidade.
Apesar de os termômetros marcarem 6 graus positivos, o Climatempo informou que a sensação térmica era de 3 graus às 16h. De madrugada, foi de 0 grau de sensação. A cidade teve chuva forte nesta tarde e o tempo continua nublado. Em algumas regiões, a precipitação chegou a 30 milímetros.
“A temperatura está em 6 graus, mas a sensação é de muito mais frio”, disse o vereador Marcelino Nunes de Oliveira, colaborador da imprensa na fronteira.
Dourados também tem dia com sensação de frio bem mais intenso. De manhã, o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, registrava 9 graus com sensação de 4. A estação meteorológica registrou máxima de 13 graus às 10h12 e mínima de 8,5 nesta tarde.
Outras cidades da fronteira também enfrentam temperaturas baixas hoje. Amambai tem temperatura de 11 graus nesta tarde, mas a sensação térmica é de 4 graus.
O frio mais intenso deve continuar na região sul e fronteira pelo menos até segunda-feira (15). Para este sábado, a previsão do Climatempo indica mínima de 8 e máxima de 15 graus em Ponta Porã e de 9 e 17 graus em Dourados.
Solidariedade
Equipes da assistência social, Defesa Civil, voluntários e integrantes do projeto Agente Mirim Binacional estão se mobilizando para ajudar pessoas em situação de rua durante a hoje e madrugada de amanhã.
Alimentos quentes e cobertores serão distribuídos para amenizar o sofrimento de pessoas mais vulneráveis nesse período de frio intenso.
A Secretaria de Assistência Social também acolhe moradores em situação de rua em abrigo com banho, alimentação e agasalhos. Um desses abrigos provisórios foi montado na sede do projeto Agente Mirim Binacional.