Pedro Ivo Batista, Relator do GT Meio Ambiente da Transição, afirmou que “a questão do fogo no Pantanal é uma preocupação nacional e que haverá uma fiscalização rigorosa nos estados MS e MT”.
Na semana passada, a Ecoa enviou ao Grupo de Transição do Governo um documento que apresenta o cenário preocupante no Pantanal e a necessidade de ações preventivas quanto a incêndios.
Desde 2019, o Pantanal passa por uma crise climática aguda contribuinte para os incêndios devastadores de 2020/21, quando mais de 4 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo.
Nos últimos dias, focos de incêndios se espalharam na região, conforme evidenciado por imagens de satélite do FIRMS (Fire Information for Resource Management System) da NASA. No momento, brigadas voluntárias e do Prevfogo/Ibama, monitoram e fazem o trabalho de combate para contenção do fogo.
Alcides Faria, diretor executivo da Ecoa, reforça a necessidade de se manter o alerta para riscos de incêndios. “Atualmente, o Pantanal está muito seco, tivemos pouca chuva até agora. Então temos uma situação de alerta total. Essa declaração é correta e certamente a partir da instalação do Governo Lula virão medidas mais contundentes”.