Fazendeiro do município de Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, foi multado em R$ 231 mil por maus-tratos de animais após a Polícia Militar Ambiental encontrar bois morrendo de fome na propriedade.
Durante vistoria na propriedade, os policiais encontraram 446 cabeças de gado em uma vazante, atualmente, seca e com gramíneas insuficientes para o pastoreio bovino.
No local, os policiais constataram situação alarmante de maus-tratos aos animais. O rebanho foi encontrado em intenso estado de desnutrição, em área com pastagem bastante limitada. Além disso, foram encontradas quatro carcaças de bovinos, elevando o total de animais mortos por desnutrição para 16, sendo que alguns já se encontravam enterrados.
O gerente da propriedade foi contatado por telefone e alegou que a suplementação alimentar para os animais chegaria na próxima semana. Diante dos fatos, o proprietário foi autuado em R$ 231.000,00 por maus-tratos aos 446 animais, resultando na morte de 16 cabeças.
Além disso, foi notificado para providenciar acompanhamento médico veterinário dos animais para determinar as medidas necessárias para conter a mortandade decorrente da desnutrição.
Como o responsável não se encontrava no local no momento da ação da PMA, não foi possível encaminhá-lo para a autoridade policial. No entanto, todas as documentações e evidências coletadas serão encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual.