A MS-156, que liga Dourados a Itaporã e à região de Bonito, está mais uma vez bloqueada pela comunidade indígena. A interdição ocorreu no início da manhã desta quarta-feira (13) e ocorre na rotatória de acesso à Aldeia Jaguapiru.
Lideranças afirmam que o ato é para cobrar mais segurança na aldeia. Formada também pela Bororó, a reserva de Dourados tem pelo menos 20 mil habitantes e sofre e violência e criminalidade crescentes.
Segundo os organizadores, o bloqueio é completo e apenas veículos de emergência podem passar. Eles esperam a chegada de representantes da segurança pública para cobrar mais policiamento na aldeia.
O estopim para o bloqueio foi o ataque a tiros contra o capitão da Jaguapiru, no domingo (10). Revoltados com a atuação das lideranças contra algazarras na área, adolescentes e adultos foram até a sede administrativa da aldeia e dispararam dois tiros contra o capitão Ramão. Ele não foi atingido.
Indignados, moradores se uniram e prenderam os acusados. O grupo foi levado para a delegacia, mas colocado em liberdade horas depois. As lideranças afirmam que a Polícia Militar mantém viatura na Jaguapiru durante o dia, mas alegam que seria necessário pelo menos mais uma equipe para garantir a segurança da comunidade.