A adolescente de 17 anos que agrediu e xingou um guarda civil metropolitano, no Terminal Júlio de Castilhos, em Campo Grande, no dia 5 deste mês, vai cumprir serviço à comunidade, pelo período de 6 meses, por 4 horas semanais, em liberdade assistida pelo mesmo período. A decisão é do juiz Jorge Tadashi Kuramoto, da Vara da Infância e da Adolescência.
A garota, que está na Unei (Unidade Educacional de Educação), deve ser liberada na tarde desta terça-feira (12). Segundo a família da menina, a audiência estava marcada para a próxima segunda-feira, dia 18, mas foi antecipada para ontem, ocasião em que foi expedido o alvará de soltura.
"A Unei ficou de ligar para minha mãe avisando para ir buscá-la”, contou o irmão gêmeo da garota, que no dia da confusão também foi apreendido e levado para a delegacia. Quanto à participação dele no fato, não foi feita nenhuma denúncia. A adolescente foi autuada por ato infracional análogo à desacato. Veja, abaixo, o vídeo da confusão.
Caso - Após ser abordada no Terminal Júlio de Castilhos, a adolescente de 17 anos agrediu e xingou o guarda civil. Vídeo enviado à reportagem mostra o momento em que a garota dá um soco no peito do servidor e passa a ofendê-lo.
Conforme o boletim de ocorrência, durante ronda no terminal, o guarda sentiu cheiro forte de maconha e foi até o grupo de jovens em que a adolescente estava. Ele pediu que estudantes "colaborassem com seu trabalho", mas a menina e seu irmão passaram a ameaçar e ofender o servidor.
A garota, então, deu um soco no peito do servidor, enquanto o irmão da jovem incentivava os xingamentos e as agressões. O guarda civil teve de pedir apoio para outra equipe da GCM e a ocorrência terminou na delegacia. Segundo o irmão da adolescente, o grupo fumava cigarro e não havia droga como descrito no registro policial.
O Campo Grande News não divulgou o nome dos adolescentes, seguindo determinação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).