Como era previsto, o friozão chegou com força a Mato Grosso do Sul na madrugada desta terça-feira (17). Dourados e outras cidades da região registraram temperatura abaixo de 5 graus, mas não há ainda registro de ocorrência de geadas.
Conforme o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, a menor temperatura foi de 4,8 graus, registrada às 6h05. Em Rio Brilhante, cidade que vem se notabilizando como uma das mais geladas do país, a menor temperatura foi de 3,9 graus às 5h20.
Em Ivinhema, outra cidade onde a Embrapa mantém estação agrometeorológica, a mínima foi de 6,2 graus às 4h44.
As temperaturas máximas não devem passar dos 20°C hoje em Mato Grosso do Sul. A previsão é de tempo firme e seco, com sol e poucas nuvens, conforme o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado).
Em todas as regiões haverá queda acentuada das temperaturas na medida que avanço a massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão atmosférica.
Campo Grande deve ter mínima de 8°C e máxima de 16°C. No Norte, Sonora terá temperaturas que variam de 13°C a 19°C. Na região Leste, Três Lagoas deve ter mínima de 9°C e máxima de 18°C. Em Paranaíba, os termômetros variam entre 10 e 20°C.
No Sul do Estado, Dourados e Sete Quedas devem registrar variações que vão dos 6°C aos 15°C ao longo do dia. Na região Pantaneira, Porto Murtinho terá mínima de 9ºC e máxima de 19°C. Já em Corumbá, a temperatura vai de 13°C a 20°C.