O alerta máximo para contaminação da água acendeu em 28 municípios brasileiros em 2022. As informações são resultado de um cruzamento de dados realizado pelo portal Repórter Brasil a partir de informações publicadas pelo Ministério da Saúde no Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).
Em Mato Grosso do Sul as cidades afetadas são Dourados, Rio Brilhante, Deodápolis, Itaporã, Maracaju e Nova Alvorada do Sul que entram na lista do Ministério da Saúde.
O fato de o alerta máximo para contaminação da água, destaca a importância crítica de garantir o acesso à água potável segura para a saúde e o bem-estar das comunidades.
A contaminação da água pode representar um sério risco para a saúde pública, levando a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças transmitidas pela água. É fundamental que as autoridades locais e nacionais trabalhem diligentemente para resolver esse problema e implementar medidas para garantir a segurança e a qualidade da água para consumo humano.
O consumo prolongado de água contaminada com agrotóxicos é uma séria preocupação para a saúde humana, pois pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças crônicas e outros problemas de saúde. Agrotóxicos são produtos químicos amplamente utilizados na agricultura para controlar pragas, mas se não forem devidamente gerenciados, podem se infiltrar nos recursos hídricos, contaminando fontes de água potável.
De acordo com os dados do Sisagua, no ano passado foram realizados 306.521 testes consistentes em 2.445 cidades para identificar agrotóxicos na água. O número poderia ser maior, já que a maior parte dos testes realizados no país para essas substâncias apresentavam erros e foram classificados como inconsistentes pelo Ministério da Saúde.
O agrotóxico com mais testes acima do limite foi o endrin, com dez registros em municípios de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e São Paulo. A substância, cujo uso é proibido no Brasil, pode afetar o sistema nervoso, causando tremores e convulsões, segundo estudos realizados em animais.
De acordo com os dados publicados no Sisagua, a cidade com mais registros de água contaminada no ano passado foi Aruanã (GO). São 17 testes ao todo, incluindo para endrin e aldrin.
A água potável segura é um direito fundamental, e é crucial que esforços contínuos sejam feitos para garantir o acesso a água limpa e segura para todos os cidadãos brasileiros.