A presença dos representantes da Pasta da Saúde foi solicitada pelo deputado Geraldo Resende (PSDB) em reuniões com seis ministros ao longo do primeiro semestre
Representantes do Ministério da Saúde, o secretário de Atenção Primária, Nésio Fernandes e o secretário de Atenção a Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba e suas equipes vão realizar uma visita técnica de trabalho nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, na sexta-feira (16). O envio da delegação do Ministério da Saúde foi uma reivindicação do deputado Geraldo Resende apresentada ao Governo Federal desde fevereiro.
Os secretários vão visitar o Hospital da Missão Caiuá, os postos de Saúde Guateka, Jaguapiru, Bororó 1, Bororó 2, Vila Olímpica Indígena e moradias de famílias de indígenas nas aldeias. No período da tarde, as equipes técnicas vão se reunir com lideranças indígenas e representantes do Governo do Estado, da FUNAI, do Ministério Público e com a Defensoria Pública.
De fevereiro até junho, o deputado Geraldo Resende esteve reunido com os ministros Nísia Trindade (da Saúde), Sônia Guajajara (dos Povos Indígenas), Sílvio Almeida (dos Direitos Humanos e da Cidadania), Cida Gonçalves (das Mulheres), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) para denunciar a grave situação dos indígenas sul-mato-grossenses. “Enquanto o Brasil inteiro estava chocado com a situação dos indígenas yanomamis de Roraima e com razão, eu alertava para o que estava acontecendo em Dourados”, alertou Geraldo.
Dourados possui a maior reserva indígena do país, com duas aldeias, criadas há 120 anos: Jaguapiru e Bororó, com mais de 24 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena. Esses povos tradicionais vivem em uma área de 3,5 mil hectares.
O parlamentar também esteve com o ministro Jader Filho para apresentar o déficit habitacional nas comunidades tradicionais.