Com apoio da Polícia Civil, equipes da concessionária Energisa iniciaram nesta quinta-feira (1º) em Dourados as ações para retirar fios de ligações clandestinas que usam os postes da rede de energia elétrica. O trabalho, realizado recentemente em Campo Grande, começou Na Rua General Osório, entre José Shigueo Oshiro e BR-463.
Representante da concessionária disse que o trabalho já é realizado de forma contínua e inclui fiscalização e retirada de cabeamento irregular. A ação iniciada hoje é esforço concentrado com número maior de equipes para remover os cabos irregulares, previamente identificados.
Segundo o representante, estão sendo retirados cabos irregulares e também ligações clandestinas, que utilizam os postes sem conhecimento da Energisa.
O representante informou que em Mato Grosso do Sul existem 164 empresas ativas e regulares, autorizadas a utilizar os postes da concessionária, sendo em torno de 50 em Dourados.
A Energisa identificou, só na região onde o trabalho foi iniciado, duas empresas que utilizam a rede de forma clandestina e terão os cabos totalmente removidos.
Conforme a empresa, em caso de ligações irregulares (fios baixos ou arrebentados, por exemplo), é feita notificação com prazo de 30 dias para regularização. Já nos casos de ligações clandestinas, não existe prazo de tolerância e os cabos são removidos imediatamente.
Em Campo Grande, no mês passado, 10,5 mil metros de cabos de sete empresas foram removidos em apenas dois dias de trabalho em cinco bairros.