Também chove forte em Dourados, mas Defesa Civil ainda não registra estragos na cidade
Estrada alagada nesta quarta-feira em Ivinhema
A região sul de Mato Grosso do Sul tem chuva intensa nesta quarta-feira (5). O maior volume registrado até 9h ocorreu no município de Deodápolis – 120 milímetros, marcado pelo pluviômetro instalado pela cooperativa Copasul no sítio Beija-Flor, na 11ª Linha.
Chove forte também em Ivinhema, onde a enxurrada provocada pela precipitação alagou completamente a MS-141, na saída para Angélica (veja o vídeo acima). O Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, registra quase 72 mm de chuva em Ivinhema nesta manhã. A cidade teve vento de 47,2 km por hora às 6h11.
Em Dourados, começou a chover de madrugada. Até 9h, a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste captou 54,6 mm de precipitação na cidade (veja imagens acima). Cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado.
De madrugada, Dourados teve vento de 37,8 km por hora, mas ainda não há registro de estragos, conforme informou ao Campo Grande News o coordenador da Defesa Civil Municipal Johnes Aniceto Santana.
De acordo com dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), em Angélica, cidade vizinha de Ivinhema, o volume acumulado de chuva chega a 102 milímetros.
Aral Moreira, na linha internacional com o Paraguai, já registrou 74,6 mm. Outra cidade da fronteira, Sete Quedas já teve 56 mm de precipitação nesta quarta-feira. Perto dali, em Amambai, o acumulado chega a 52 mm.
Chove também em Fátima do Sul (48 mm), Caarapó (33 mm), Ponta Porã (32 mm), Iguatemi (31,4 mm), Laguna Carapã (31,2 mm), Mundo Novo (28,4 mm), Itaporã (25,8 mm). A chuva ainda chegou nesta manhã a Nova Andradina e Naviraí.
Em outras regiões do estado também chove. Conforme o Cemtec, são 33,6 mm em Dois Irmãos do Buriti e 12 mm em Bataguassu. Segundo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, em Paranaíba também está chovendo, com volume acumulado de 29,8 mm.