Policiais militares ambientais de Dourados realizaram fiscalização fluvial ontem (28) durante a “Operação Pesca Legal”, que visa ao desenvolvimento de operações sistemáticas de prevenção e repressão à pesca predatória no Estado.
Foram vistoriadas embarcações de pescadores e pessoas desenvolvendo pesca no barranco do rio. Os policiais retiraram e apreenderam petrechos ilegais. A operação percorreu o trecho do Rio Brilhante partindo do município de Maracaju até a ponte de Piraporã, distrito de Itaporã.
Os policiais fiscalizaram 35 embarcações de pesca amadora, 65 pescadores amadores, incluídos os que pescavam no barranco do rio e todos estavam pescando legalmente com autorização ambiental de pesca.
Todos foram orientados sobre a legislação ambiental em vigor. Durante os trabalhos foram retiradas quatro redes de pesca, um espinhel contendo 16 anzóis e 11 anzóis de galho do rio. Os infratores que armaram os petrechos ilegais não foram localizados e nem identificados.
A PMA informou que continuará com a fiscalização nos rios para evitar a pesca predatória, evitando que pescadores pratiquem pesca ilegal.