A segunda-feira começou agitada para os estudantes da Rede Estadual de Ensino em Mato Grosso do Sul. Após o período de férias escolares, hoje foi dia de organizar o material, retomar a rotina e voltar à sala de aula para o início do ano letivo 2026.
Em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, são 17 mil alunos em 24 escolas voltadas ao ensino fundamental, médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e educação profissional.
Na região, são 33 mil alunos matriculados na REE nos municípios que integram a Coordenadoria Regional de Educação, incluindo também Deodápolis, Douradina, Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Caarapó e Laguna Carapã.
Na Escola Estadual Abigail Borralho, que fica no Jardim Clímax, o início das aulas celebra uma conquista importante para a comunidade escolar: a inauguração da nova estrutura da instituição, que foi toda reformada e ampliada para oferecer mais conforto e espaço adequado a alunos, professores e servidores.
“Nosso sentimento hoje é de gratidão aos nossos gestores por todo o esforço para reformar e ampliar a escola. Foi uma tarefa e tanto porque é um prédio antigo e eles aceitaram o desafio e nos entregaram essa maravilhosa obra que estreamos hoje”, afirma o diretor Ramão Agedo Vieira, ao destacar o impacto dos investimentos na rotina escolar.
“Ficou muito aconchegante e acolhedor, os alunos e pais estão gostando. É outro nível de ensino porque o lugar é prazeroso e isso reflete no ambiente de aprendizagem. A nossa expectativa é muito boa diante da aceitação da comunidade. A escola está lotada, tem até fila de espera. Todo mundo quer estudar na escola nova”, comemora.
Luiz Otávio Nishimura, de 11 anos, veio de uma escola municipal e encarou com alegria e otimismo o primeiro dia na escola nova. Ele é aluno do 6º ano do Ensino Fundamental. “É uma escola nova, estou muito ansioso. Agora é esperar pra ver o que vai acontecer, mas tenho certeza que vai dar tudo certo e farei novos amigos”, afirmou.
A mãe, Juscieli Mitiko Nishimura, também guarda boas expectativas para a nova rotina. “É o primeiro ano dele aqui, mas eu gostei bastante. É muito bom por saber que irá estudar em uma escola que está praticamente nova, toda reformada. Passa mais confiança pra gente. A escola foi muito elogiada e bem recomendada, então estou tranquila”, afirmou.
Para o início de mais um ano letivo, as escolas já estão recebendo livros didáticos, material escolar e uniforme para todos os alunos. A coordenadora regional de Educação, Karina de Cássia Santos Garcia, reforça a importância deste momento como um novo capítulo na jornada educacional de milhares de estudantes em todo o Estado.
“Com mais de 180 mil alunos retornando às salas de aula em MS, a educação se reafirma como pilar fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. A educação é a chave para transformar sonhos em realidade, abrir portas e construir um futuro melhor. É um processo que envolve não apenas estudantes, mas também professores, funcionários, famílias e a comunidade como um todo”, afirmou. “Desejamos que as salas de aula sejam espaços de aprendizado, crescimento, amizade e superação. Que os professores sejam inspiradores e os estudantes sejam curiosos e motivados”, acrescentou.