Até as 16 horas desta segunda-feira (22), a Receita Federal havia recebido 248 mil declarações do Imposto de Renda em Mato Grosso do Sul. Esse número corresponde a 40% do total de 623 mil documentos esperados até 31 de maio, último dia para declarar. O prazo começou em 15 de março.
Isso significa que, a menos de 40 dias para o encerramento do prazo, 375 mil pessoas ainda precisam enviar a declaração.
Embora considere “bom” o ritmo de entrega, o delegado da Receita em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, sugere aos contribuintes para juntar os documentos, preencher a declaração com cuidado e fazer a transmissão.
“Não temos mais problemas de congestionamentos na rede, ou no sistema de transmissão, mas é sempre bom que os declarantes fiquem em dia o mais cedo possível para evitar contratempos de última hora”, explica.
O delegado diz ainda que, declarar antes, é um dos critérios para a liberação da restituição. “Temos critérios de prioridade, previsto na legislação, como aos idosos, pessoas com doenças graves, profissionais do magistério, entre outros. E, depois desse grupo, entra quem declarou primeiro”, acrescenta.