A maioria dos contribuintes sul-mato-grossenses já prestou contas à Receita Federal sobre os ganhos obtidos em 2023. Até as 10 horas desta terça-feira (7) foram enviadas 318 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024, ano-base 2023 em Mato Grosso do Sul.
Esse número corresponde 51% do volume de 623 mil documentos esperados até 31 de maio, quando termina o prazo de entrega.
Entretanto, o delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva pede aos contribuintes para que acelerem o processo de entrega da declaração. Segundo ele, quanto mais cedo o declarante enviar o documento, mais chance terá de receber a restituição mais cedo.
“Não há mais os velhos problemas de congestionamentos nos sistemas da Receita, mas ainda pode haver outros impedimentos, como internet lenta, ou fora do ar na sua região ou cidade”, alerta.
O dirigente também descarta qualquer possibilidade de prorrogação do prazo final de entrega. “Sem cogitação. Durante a pandemia, houve algumas prorrogações, mas por fatores extraordinários, o que não ocorre no momento”, adianta o delegado.
O período de entrega da declaração começou em 15 de março e se estende até dia 31 deste mês. Quem perder o prazo pagará multa mínima de R$ 164,75 e máxima de 20% do imposto devido.