O plantio da soja ultrapassou a metade da área total estimada para a safra 25/26, em Mato Grosso do Sul. Os dados do SIGA-MS, divulgados pela Aprosoja/MS, nesta terça-feira, 4, apontam que a operação de plantio foi realizada em 3,26 milhões de hectares, equivalente à 61,6% da área total.
A Região Sul está com o plantio mais avançado, com 68% da área já semeada, seguida da Região Centro, com 54,7% e da Região Norte, com 46,8%. Frente ao mesmo período do ano anterior, a operação apresenta atraso de 4,2 pontos percentuais, motivado principalmente, pela falta de chuva.
Os registros dos últimos cinco anos indicam que a melhor janela de semeadura se encerra em 14 de novembro, período em que, historicamente, cerca de 80% da área total já está plantada.
“O destaque dessa semana foi a evolução do plantio na Região Norte que, depois de um pequeno atraso na largada do plantio por falta de chuva avançou 23,7 pontos percentuais em apenas uma semana”, ressalta o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena.
Para este ciclo, a estimativa de produção é de 15,2 milhões de toneladas, aumento de 8,1%; em uma área de 4,7 milhões de hectares, aumento de 5,9%, com produtividade média de 52,82 sc/ha, aumento de 2% em relação à safra anterior.