A Prefeitura de Dourados, por meio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), e com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, deu início, no ano passado, ao Projeto Renascer Peixe, com objetivo de fortalecer a piscicultura no município, com a profissionalização dos piscicultores e integrar os setores produtivos, governamentais e acadêmicos, através da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Nesta segunda-feira (3), foram assinados os contratos com os dez produtores que se inscreveram e atenderam as exigências para fazer parte do projeto.
A solenidade de assinatura de contratos aconteceu no Pesqueiro Vaca Atolada, na BR-276, em Indápolis, com a presença do secretário municipal de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanatta. A Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) foi representada pelo secretário executivo da Câmara Setorial de Piscicultura, Rubens de Castro Rondon.
O Projeto Renascer Peixe é financiado pelo Governo do Estado, com contrapartida da Prefeitura de Dourados. Os recursos para os piscicultores selecionados são direcionados para subsídio da ração, suficiente para um ciclo de produção de até 2.000 peixes (tilápia), por piscicultor ou piscicultura. São garantidos também apoio logístico no transporte de ração, alevinos e peixes gordos relacionados ao projeto, acompanhamento técnico periódico às pisciculturas e capacitação com apoio da Agraer, UFGD e Senar.
Foram selecionados os piscicultores Alonso Gomes Serafim, Cleyton Marcelino Teixeira de Souza, Manoel da Silva, Joarez Martins de Paula, Lourdes Castro de Oliveira Kuttert, Henrique Shinji Konno, Josefa Aparecida Guarizo da Silva, Nauri Soares, Nilson Martins Flores e Sergio da Silva Pereira.
De acordo com o secretário Ademar Zanatta, o Renascer Peixe foi idealizado para incentivar a cadeia de produção do município. “Não é apenas aumentar a produção, mas também facilitar a retomada da piscicultura inicialmente para esses dez produtores que foram selecionados, que vão receber todo apoio técnico e capacitações”, explica.