Faltando menos de três semanas para o fim do prazo, 330 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul já enviaram a declaração do Imposto de Renda 2025 à Receita Federal. A expectativa é de que 672 mil documentos sejam entregues até o dia 30 de maio, quando se encerra o período para prestar contas ao Fisco.
Com isso, ainda faltam 342 mil declarações a serem entregues no Estado.
A Receita lembra que, entre meia-noite e 4h da manhã (horário de MS), o sistema de transmissão da declaração fica indisponível para manutenção. No entanto, durante esse intervalo o contribuinte ainda pode preencher ou corrigir a declaração — apenas o envio fica temporariamente bloqueado.
O primeiro lote de restituições está previsto para o dia 30 de maio. No total, serão cinco pagamentos, sempre no último dia útil de cada mês: maio, junho, julho, agosto e setembro.
O resultado da declaração pode indicar três situações: imposto a pagar, a receber ou saldo zero. Caso o contribuinte não receba a restituição em nenhum dos cinco lotes regulares, é sinal de que a declaração caiu na malha fina por alguma pendência. Após a regularização, o pagamento poderá ser feito nos chamados “lotes residuais”.