A Receita Federal em Mato Grosso do Sul registrou até as 15 horas desta terça-feira (2) a entrega de 140 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2024.
Esse volume corresponde a um aumento de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram entregues 135 mil documentos. O prazo começou em 15 de março e vai até 31 de maio.
As declarações feitas em Mato Grosso do Sul representam, em média, entre 1,42% e 1,44% do volume nacional, cuja liderança é do Estado de São Paulo, com participação que varia de 30% a 31%.
O delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, considera “positivo” o ritmo de entrega, mas pede aos contribuintes para que não deixem para enviar a declaração nos últimos dias.
“Hoje, não temos mais problemas de congestionamentos no sistema, mas é importante que as pessoas declarem o quanto antes. Enviar a declaração mais cedo é também uma das formas de dar prioridade no momento de liberar a restituição”, explica.
Destinação
O dirigente reforça pedido para que os contribuintes façam a destinação de até 6% do imposto apurado na declaração aos fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.
Afirma que a campanha, na verdade, não é para as pessoas fazerem doações e sim destinações, uma vez que os recursos sairão do Tesouro Nacional diretamente para os fundos e não do bolso dos contribuintes.
“Quem fizer a destinação, terá o valor de volta. É isso que estamos tentando explicar aos contribuintes. Se tiver imposto a restituir, o valor será devolvido junto com a restituição; se o saldo do imposto for a pagar, o valor será deduzido da cota única ou das parcelas”, esclarece.