O Banco de Brasília (BRB) lançou uma nova linha de crédito com um fundo de R$ 500 milhões para estados e municípios brasileiros investirem em segurança pública. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (23/4) na sede do banco em Brasília.
Os governos que tiverem interesse na linha poderão receber financiamento a partir de R$ 15 milhões com pagamento em até 15 anos e carência de até 3 anos. O crédito será disponível para as unidades da Federação e municípios que fazem parte do Consórcio Brasil Central (BRC): Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Maranhão.
De acordo com o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, o novo financiamento atende a necessidade do consórcio de desenvolver e aprimorar iniciativas, bem como permitir a aquisição de equipamentos por valores mais baixos do que o usual em compras conjuntas com os demais estados integrantes do BRC.
O recurso pode ser usado para compra de aeronaves, viaturas, armamentos, coletes de proteção entre outros. Para a vice-governadora do DF, Celina Leão, a linha de crédito vai permitir um maior investimento que será retribuído à população.
“A gente tem a cobrança todos os dias dos cidadãos por segurança pública. E cabe ao governo tratar, cuidar e amparar, esses homens e mulheres que vão todos os dias para as ruas, com condições de trabalho, com salários dignos, com os equipamentos, tecnologia”, destacou.
De acordo com o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o crédito começou a ser pensado há dois meses, a partir de uma necessidade de que os estados tivessem meios adicionais para combater a criminalidade.