A uma semana para o fim do prazo de entrega, a Receita Federal ainda aguarda a declaração de 170 mil contribuintes em Mato Grosso do Sul. Das 623 mil prestações de contas previstas este ano, 453 mil foram entregues até as 14h30 desta sexta-feira (24).
A expectativa é que a média diária de declarações enviadas — de hoje até a próxima sexta-feira, dia 31 — atinja pelo menos 24,7 mil. Só ontem (23) houve a entrega de 13.177 documentos.
Em 2023, na última semana do prazo de entrega, foram transmitidas mais de 180 mil declarações, 57 mil somente no último dia.
“É sempre oportuno alertar as pessoas para que não deixem para enviar a declaração nos últimos dias. Não temos mais os problemas de antes, como congestionamento do sistema de recepção do documento, mas pode haver outros contratempos, como internet lenta ou queda de energia, por exemplo”, observa.
O delegado afirma que a Receita Federal tem procurado facilitar a vida dos contribuintes, oferecendo programa acessível a qualquer pessoa, além da declaração pré-preenchida, onde consta a maioria dos dados necessários para o preenchimento e envio do documento.
“Tudo isso contribui para que o contribuinte tenha segurança de que não terá problemas para enviar a declaração. Basta apenas ter cuidado em relação às informações sobre dependentes e deduções utilizadas, principalmente na área de saúde”, acrescenta Zumilson.