Pelo menos 22 casas foram atingidas pelo temporal da noite desta quarta-feira (30) em Dourados. Na região sul dos residenciais Esplanada, Harrison de Figueiredo, Dioclécio Artuzi e Greenville, há casas destelhadas e outras praticamente destruídas, até com as paredes derrubadas pelo vento.
Árvores caíram em vários pontos da cidade, principalmente na área central e bairros da região sul. Equipes da Defesa Civil ainda fazem levantamentos e levam ajuda às pessoas atingidas pelo temporal.
De acordo com a concessionária Energisa, o temporal teve vento de 90 quilômetros por hora e quase quatro mil descargas atmosféricas (raios).
Cabos da rede elétrica e postes foram atingidos por árvores derrubadas pelo vento e faltou energia em pelo menos 25 bairros. No Parque Alvorada, o forro de gesso da Paróquia Sagrado Coração de Jesus desabou. A paróquia estava lotada, mas não há registro de feridos.
“A Energisa acionou o seu plano de contingência e reforçou em 4 vezes o número de equipes na região de Dourados para atender as ocorrências relacionadas ao temporal. De imediato, foram realizadas manobras por telecomando para restabelecimento da energia elétrica para grande parte dos clientes e as equipes seguem atuando nos reparos para normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível”, informou a empresa.
Os bairros mais afetados pelo temporal em Dourados foram Chácara Cidelis, Chácara Califórnia, BNH IV Plano, Parque Alvorada, Parque do Lago, Residencial Pelicano, Vila Industrial, Vila São Francisco, Vila Tonani I, Jardim Marcia, Vila Amaral, Vila Eldorado, Jardim Flórida II, Centro, Jardim Itália, Jardim Água Boa, BNH II Plano, BNH III Plano, Jardim Guanabara, Vila Cachoeirinha, Parque das Nações, Jardim Itaipu, Altos do Indaiá, Vila Matos e Jardim Rasselen.
A Energisa orienta os consumidores a priorizarem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo pelo Energisa On. Não há falta de energia nesta manhã.