A prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semop) iniciou nesta semana a recuperação de um trecho crítico da Via Parque, no cruzamento com a rua Eulália Pires e imediações, na Vila Cachoeirinha. As equipes trabalham para levar solução definitiva em pontos nos quais o asfalto criou “ondulações”, o que gera perigo para quem trafega pelo local.
O prefeito Marçal Filho acompanhou as ações nesta terça-feira (20) e falou sobre as ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas pela Semop de forma a tratar da “raiz do problema”, diante do objetivo em levar melhorias para a infraestrutura local, mas principalmente tornar o trecho mais seguro para os motoristas e motociclistas que passam por ali diariamente.
“Identificamos um problema estrutural no asfalto, causado pelo tráfego intenso de veículos pesados e, possivelmente, pelo excesso de umidade no solo, o que faz a pista ceder e vai criando valas que tornam o trânsito mais perigoso”, explicou. Ele destacou que para resolver a situação de forma duradoura, a Semop vai “fazer um trabalho mais profundo, escavando, tratando a questão da umidade e só após isso fazer os outros trâmites e colocar a capa asfáltica”.
O prefeito apontou ainda a importância da Via que é utilizada por moradores de vários bairros e dá acesso a BR-463. “Determinei à minha equipe que desse atenção nesta fundamental via que dá acesso a bairros como Cachoerinha, Roma I, II e III, 4 Plano e também liga à rodovia”, citou.
O secretário municipal de Obras, Jorge de Lúcia, explicou detalhes da intervenção, nos pontos críticos, serviços que contam exclusivamente com recursos do município. A força-tarefa conta diversos trabalhadores, escavadeiras, caminhões, pás carregadeiras e outros. “Nós estamos recuperando esse trecho com uma técnica chamada remendo profundo”, explicou. “É um ponto com bastante problema estrutural, causados por excesso de umidade do solo e intenso tráfego de veículos”, prosseguiu. “Fizemos escavações e sondagens e vamos escavar, drenar, aplicar pedra rachão, pedra brita e depois lançar a capa asfáltica, o que é chamado de remendo profundo”, detalhou.
O secretário Jorge de Lúcia cita que após essa etapa, a Semop tem a perspectiva de que demande bastante tempo para o local precisar de novas intervenções e que, quando isso ocorrer, sejam reparos mais superficiais. “O pedido do prefeito Marçal Filho é resolver de verdade a questão, tratando o problema a fundo para que no futuro, se for preciso intervir, seja algo mais leve, como um tapa-buraco”, completou.
A Via Parque é uma das vias mais importantes da cidade, e a expectativa é que, com a conclusão das melhorias, a população ganhe em mobilidade, segurança e qualidade de vida.
O morador da região, Ivan Carlos dos Santos Campos, 50, comerciante, observou o trabalho realizado e elogiou a iniciativa da prefeitura. Ele diz transitar pelo local frequentemente e sofrer com as ondulações asfálticas e se mostrou satisfeito pelo problema estar sendo resolvido. “Sempre transito aqui, meu carro é baixo e acaba batendo na elevação que forma bem no meio da pista e agora não vamos mais ter isso e essa é a realidade que a população tanto precisava”, comemorou. “A gestão está trabalhando e as as coisas vão acontecendo”, destacou.