Prefeitura havia definido que equipamentos começariam a emitir multas nesta terça-feira, mas funcionamento apenas educativo vai continuar
Os redutores e controladores eletrônicos de velocidade (popularmente conhecidos como radares) instalados em Dourados vão continuar funcionando apenas em caráter educativo, sem registrar multa em caso de excesso do limite permitido.
A decisão foi anunciada em nota oficial emitida hoje pela prefeitura e pelo Detran-MS e contraria posição do próprio município, que havia anunciado, através da Agetran, que o período educativo terminaria ontem (24) e que partir de hoje o funcionamento seria “para valer”.
“Em relação aos redutores de velocidade e controladores de velocidade no município de Dourados, o Detran-MS e a prefeitura informam que os equipamentos se encontram em fase de instalação e permanecem em caráter educativo”, afirma a nota.
Ainda segundo o órgão de trânsito, todo processo de instalação envolve sinalização do local, ligação de rede elétrica, aferição do Inmetro, entre outros fatores. “Por questões técnicas, ficou definido que os equipamentos irão permanecer em caráter educacional”. Conforme a nota oficial, os aparelhos começam a funcionar somente após o término do processo de instalação, que segue em andamento. O prazo não foi informado.
“O Detran-MS e a Prefeitura de Dourados tranquilizam a população e reforçam que antes da ativação dos radares e lombadas a população será informada previamente”.
Ontem, o vereador Fábio Luis (Republicanos) encaminhou ofício à diretora da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados, Mariana de Souza Neto, cobrando adiamento da ativação dos equipamentos. O documento apontou possíveis irregularidades detectadas pelo vereador durante diligências realizadas in loco. Segundo ele, muitos dos radares parecem não atender aos requisitos técnicos mínimos estabelecidos na Resolução nº 789 de 02 de setembro de 2020 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
“Dentre as irregularidades apontadas, destacam-se a falta de sinalização prévia indicando a presença do redutor ou controlador de velocidade, a ausência de sinalização prévia indicando a velocidade permitida, bem como a falta de sinalização vertical e horizontal nas vias onde os radares estão instalados”, afirma trecho do ofício.
Além disso, o vereador menciona a existência de indicações de velocidades diferentes na mesma pista com poucos metros de distância entre um radar e outro, e radares escondidos entre as árvores, dificultando a visualização dos motoristas.